Quando se assinalam os 175 anos do nascimento de Alberto Sampaio, e após um interregno de sete anos, o galardão foi reabilitado, visando lembrar o legado do referido historiador e incentivar a investigação histórica, em especial nos domínios da história económica e social.

Instituído pelos municípios de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão e com tutela científica da Academia das Ciências de Lisboa, o prémio foi este ano atribuído a um trabalho relativo à produção e comércio de sal em Portugal, intitulado “Lavrar o Mar: a dinâmica da produção de sal em Setúbal no contexto dos salgados portugueses. Etapas de uma afirmação internacional”, da autoria de Ana Cláudia Silveira, investigadora do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A cerimónia pública de entrega do prémio decorre no próximo dia 1 de dezembro, em Guimarães, na Sociedade Martins Sarmento, no Salão Nobre, pelas 15:30.