A obra Guerreiros de Pedra. Castelos, Muralhas e Guerra de Cerco em Portugal na Idade Média, de Miguel Gomes Martins, foi galardoada com o Prémio Augusto Botelho da Costa Veiga (História da Idade Média), atribuído pela Academia Portuguesa da História.

A obra premiada dá-nos a conhecer, não só as características físicas das fortalezas portuguesas da Idade Média, entre castelos e povoações amuralhadas, como todos os aspectos da luta, geralmente expressa em operações de cerco, pelo controlo desses mesmos pontos fortes de controlo territorial.

Miguel Gomes Martins é investigador integrado do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciênciais Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e tem já publicados inúmeros trabalhos (entre monografias, artigos e actas de congressos nacionais e internacionais) dedicados a temas de História Militar da Idade Média.

A cerimónia de entrega dos prémios da Academia Portuguesa da História terá lugar no próximo dia 7 de dezembro em Lisboa, na sede da Academia Portuguesa da História.