Tomás Cordero Ruiz

Foto de Tomás Cordero Ruiz

Em 2015, obtive uma bolsa de pós-doutoramento no Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH), graças à qual pude desenvolver o meu projecto de investigação: Mudança e continuidade na Hispânia Medieval Antiga rural. Abordagem multidisciplinar comparativa das zonas rurais de Egitania (Idanha-a-Velha, Portugal) e Emerita (Mérida, Espanha). A hipótese de trabalho que propusemos como base da nossa investigação foi o produto do trabalho realizado no território da Emerita e argumenta que a alta paisagem rural medieval estava organizada num sistema complexo de povoações que variava de uma região para outra na Península Ibérica. Desta forma, o projecto comparou a mudança e continuidade dos territórios de Emerita e Egitania entre os séculos IV e VIII.

Em 2018, obtive um contrato de Investigador no NOVA FCHS, ligado ao Instituto de Estudos Medievais (IEM). Desde então, concentrei grande parte da minha actividade de investigação em diferentes projectos de investigação. Por um lado, a continuidade do projecto Mudança e continuidade na Hispânia medieval rural precoce. Uma abordagem multidisciplinar comparativa dos campos de Egitania (Idanha-a-Velha, Portugal) e Emerita (Mérida, Espanha). Por outro lado, Continuidade, transformação e mudança. Uma abordagem multidisciplinar do estudo do mundo rural entre os rios Tejo e Mondego no início do período medieval (sécs. IV-VIII). Ambos os projectos estão inter-relacionados e tentam aprofundar a análise das relações políticas, sociais, económicas e culturais estabelecidas entre as comunidades urbanas e rurais durante a Alta Idade Média. Além disso, é importante destacar o carácter interdisciplinar da investigação realizada, onde tanto a aplicação da análise arqueológica não invasiva como o trabalho relacionado com a valorização do Património Cultural dos territórios analisados devem ser destacados.

tomascordero@fcsh.unl.pt