Sofia Tereso

Foto de Sofia Tereso

Sofia Tereso, Licenciada em História variante de Arqueologia em 2003 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Mestre em Antropologia Biológicaem 2009, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Atualmente a frequentar o Doutoramento em Antropologia Biológica no Departamento de Ciências da Vida, na FCTUC, com Bolsa da FCT (SFRH/BD/116363/2016). A sua investigação foca-se, sobretudo, nos contextos funerários Alto Medievais e na investigação em Antropologia Biológica. Participou na equipa de vários Projetos de Arqueologia, destacando-se o projeto “Da capital dos Zoelas a Brigantia”, onde foi responsável pelos trabalhos de campo na necrópole do sítio da Torre Velha (Castro de Avelãs, Bragança). Possui vários artigos em capítulos de livros e em revistas especializadas, salientando a última publicação na prestigiada revista The Lancet, como 2ª autora e responsável pela equipa de antropologia envolvida na investigação.

sofiatereso@gmail.com