Serafim da Rocha Cabral

Foto de Serafim da Rocha Cabral

Mestrando em História com especialização em História Medieval na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a componente curricular concluída com classificação 18.

Concluiu o seu primeiro Mestrado em 2021 em Cultura Árabe e Hebraica: al-Andalus e o Mundo Árabe Contemporâneo, pela Faculdade Filosofía y Letras da Universidad de Granada com classificação 9.6/19 com a realização do trabalho final de mestrado. Los intelectuales andalusíes en la crisis del califato almohade: una aproximación a sus reacciones y a sus destinos (1225-1269) classificação final de Sobresaliente 9.5/19. Concluiu a sua licenciatura em 2018 em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a classificação final de 15.

Tem competências linguísticas avançadas (C1) de inglês e espanhol, e intermédias de árabe (B1) e francês (A2).

Participou na Escola de Outono de Estudos Medievais de 2022 onde apresentou um póster sobre a sua dissertação de mestrado. Representou a Universidade Nova de Lisboa ao participar no 6º Campeonato de Debate Universitário Internacional QatarDebate de 2022 em língua árabe em Istambul. Foi ainda bolseiro de mestrado ao abrigo de uma bolsa concedida pelo IEM-FCT em 2022 tendo realizado uma estância de investigação de três meses na cidade de Granada.

Publicou três capítulos em livros dos quais um individual e dois capítulos coletivos. As suas áreas de investigação são a história do Califado Almóada, os intelectuais e ulemas andalusīs dos s. XII-XIII e as relações destes intelectuais com as entidades políticas no Islão Ocidental.

serafimrcabral@gmail.com