Pedro Pinto

Foto de Pedro Pinto

Licenciado em História (1995) pela NOVA FCSH. As suas áreas de interesse são a paleografia, história dos arquivos, chancelarias régias e cortes portuguesas.

Ao longo do percurso académico trabalhou em vários projetos de investigação, visando a publicação de fontes primárias portuguesas inéditas, como a Chancelaria de D. João I e de D. Duarte, as Cortes de D. Duarte, D. Afonso V e D. Manuel I.  Além disso, trabalhou também com instituições estrangeiras visando a obtenção de informação documental sobre os contactos entre Portugal e os actuais territórios de Oman, Emirados Árabes Unidos, Catar e Singapura. De uma dessas parcerias, resultou a edição da coleção Portugal in the Sea of Oman: Religion and Politics, com 22 volumes publicados de 2015 a 2021 em facsímile e com transcrição dos documentos originais portugueses, acompanhada de tradução bilíngue para inglês e árabe.

É membro do Projeto Philobiblon – BITAGAP (Biblografia de Textos Antigos Galegos e Portugueses), que visa recensear todos os testemunhos manuscritos conhecidos ou perdidos de obras literárias, históricas, legais, religiosas, científicas, medicinais, etc, redigidas em galego ou português, até 1500. Além disso, é consultor em diversos projetos de natureza histórica, como o Vinculum: Entailing Perpetuity: Family, Power, Identity. The Social Agency of a Corporate Bodyu (Southern Europe, 14th-17th Centuries) ou o Western Sephardic Diaspora Roadmap (WSD Roadmap).

Atualmente, é estagiário de investigação no Instituto de Estudos Medievais no âmbito de um projeto que visa publicar edições suplementares das Cortes de D. Afonso IV, D. Pedro I, D. Fernando I e D. Manuel I, bem como edições novas das Cortes de D. Duarte e D. Afonso V.

E-mail
pedroacpinto@gmail.com