Pedro Chambel

Foto de Pedro Chambel

Investigador do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Doutorado enm História, com a dissertação de doutoramento, Os animais na literatura clerical portuguesa dos séc. XIII e XIV- Presença sob a orientação do Senhor Professor Doutor Luís Krus, com a classificação final de Muito Bom com distinção e louvor, apresentada na F.C.S.H. da Universidade Novea de Lisboa.
Mestre em História com a dissertação de mestrado A simbologia dos animais n’ “A demanda do Santo Graal”, orientado pelo Srº Professor Doutor José Mattoso e pelo Srº Professor Doutor Luís Krus, com a classificação de Muito Bom por unanimidade, apresentada na F.C.S.H. da Universidade Novea de Lisboa.
Membro da Comissão Científica do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Membro do Núcleo Científico de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa até à sua extinção em 2003, devido ao surgimento Instituto de Estudos Medievais.

Membro da equipa de coordenação editorial da revista on line do Instituto de Estudos Medievais, Medievalista, desde o seu início até ao presente, com as direcções de Luís Krus, Bernardo Vasconcelos e Sousa e José Mattoso.

Em 2019 foi co-orientador da Tese de Mestrado de Marcelo Cardoso Amato              apresentada na FCSH da UNL sob o tema: Os simbolismos  dos animais com chifres nos bestários ingleses Em 2022 lecionou o seminário semestral: Estudos Especiais por zoom do Mestrado de Letras do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espirito.

Foi coordenador do projecto interdisciplinar: Dicionário de Simbologias animais na Cultura Medieval Portuguesa.

pedrochambel@live.com.pt