Paula Cardoso

Foto de Paula Cardoso

Paula Cardoso é doutora em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (2019). A sua tese de doutoramento centrou-se na produção, patrocínio e uso de livros litúrgicos iluminados nos conventos Dominicanos femininos Portugueses no contexto da reforma Observante. A sua investigação revelou novas informações acerca do papel das freiras Dominicanas no governo temporal e espiritual das suas comunidades, bem como sobre o seu nível de literacia e as conexões entre a arte monástica e a memória comunitária.

Publicou artigos com revisão por pares no Journal of Medieval HistoryJournal of Medieval Iberian StudiesMélanges de la Casa de Velázquez e no jornal Pecia. Le livre et l’écrit (Brepols). Foi investigadora pós-doutoral Marie Skłodowska-Curie (MSCA) na Universidade Pompeu Fabra – Barcelona (2021-2023) e está neste momento a trabalhar no Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa onde recebeu um contrato de investigação ao abrigo do programa Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A sua investigação atual foca-se nas inter-relações entre a cultura textual e visual, a identidade comunitária e a liturgia das comunidades mendicantes femininas Portuguesas entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.

paula.cardoso.9@gmail.com