Patrícia Marques

Foto de Patrícia Marques

Patrícia Marques é técnica superior de História / arquivista no Município de Marvão desde 2016. Entre 2013 e 2019 exerceu também funções de arquivista na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Licenciada em História (2010) e mestre em Ciências da Informação e da Documentação – Área de Especialização Arquivística (2014) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A sua dissertação de mestrado focou-se no estudo de um arquivo de família, tendo como título: “O Arquivo Castro/Nova Goa: construção de catálogo. A aplicação do Modelo Sistémico”.

Enquanto investigadora do Instituto de Estudos Medievais, participou em projetos relacionados com os Arquivos de Família, nomeadamente o projeto INVENT.ARQ – “Inventários de arquivos de família, sécs. XV-XIX: de gestão e prova a memórias perdidas. Repensando o arquivo pré-moderno”. Fez várias comunicações e participou em capítulos de livros relacionados com a temática dos Arquivos de Família.

Nos últimos anos tem-se dedicado mais à sua vida profissional enquanto arquivista, não descurando, no entanto, a parte da investigação em história, que também faz parte das suas funções profissionais.

patcardosomarques@gmail.com