Miguel Geraldes Rodrigues

Foto de Miguel Geraldes Rodrigues

Licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa em 2010, onde também completou o mestrado, na vertente de História moderna e dos descobrimentos sob a orientação dos Professores Pedro Cardim e Diogo Ramada Curto (2013). Completou o doutoramento em História no European University Institute em Florença (2019), com a tese intitulada “Between West Africa and America: The Angolan slave trade in the Portuguese and Spanish Atlantic Empires (1560-1641)”, centrado a sua investigação nos impérios português e espanhol no atlântico durante a idade moderna, com especial enfâse no comércio de escravos transatlântico e na emergência das primeiras sociedades coloniais ibéricas.

Foi Investigador convidado na Brown University, Department of Portuguese and Brazilian studies (2012) e no Insitute for History, Leiden University (2016). Trabalhou como investigador pós-doutorado no projecto “Revisiting Dutch Brazil and Johan Maurits” financiado pelo Gieskes-Strijbis Fund no Royal Picture Gallery Mauritshuis em Haia (2020-22), onde aprofundou o estudo das relações entre mercadores portugueses e neerlandeses no comércio de escravos durante o período de domínio holandês no Brasil (1630-1654).

Membro dos projectos de investigação RESISTANCE (H2020-MSCA-RISE-2017) (2017), Documenta Filipina – The Philippines in Portuguese Archives (2019), e actualmente do VINCULUM (2023).

miguelrodrigues@fcsh.unl.pt