Maria João Branco

Foto de Maria João Branco

Professora Associada de História Medieval na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde ingressou em 2011 e onde coordena o Doutoramento em Estudos Medievais em e-learning (em parceria com a UAb).

Foi diretora do Instituto de Estudos Medievais da NOVA FCSH, entre 2016 e 2021.

De 1991 a 2011 foi docente da Universidade Aberta, onde desempenhou funções como Diretora do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (2006- 2009). Entre 2001 e 2003 foi Diretora do Centro Camões de Língua e Cultura Portuguesas em Oxford, onde também foi Fellow do St. John’s College e docente do Departamento de História daquela Universidade.

Concluiu o seu Mestrado em 1990, em História Medieval, pela NOVA FCSH, com uma tese sobre Esgueira, uma aldeia medieval do século XV, e doutorou-se em 2000, pela Universidade Aberta, com uma tese sobre a construção do poder real no Portugal dos séculos XII e XIII.

As suas áreas de investigação pessoal são a construção do poder real e as elites eclesiásticas ligadas ao poder político, as relações entre o Papado e Portugal até meados do século XIII, a criação de identidades e os processos de institucionalização de poderes.

Publicou mais de 50 capítulos e artigos em livros e revistas nacionais e internacionais. É autora de três livros a título individual, de quatro em colaboração com outros colegas e ainda co-coordenou cinco volumes colaborativos.

É membro da Academia Portuguesa de História na categoria de Académica Correspondente e da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais como membro da Direção.

mjbranco@fcsh.unl.pt