Maria Adelaide Miranda

Foto de Maria Adelaide Miranda

Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre e Doutorada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Professora Associada Aposentada e investigadora integrada no IEM-FCSH). As suas áreas de investigação centram-se na Arte Românica, nos domínios da iluminura, cor e iconografia. Coordenou projectos de Investigação interdisciplinares: Imago; A cor na Iluminura Medieval (três projectos); e Iluminura Hebraica em Portugal durante o séc. XV). É membro redactor da Revista Medievalista, IEM-FCSH/ UNL).Como publicações mais relevantes destacam-se A iluminura de Santa Cruz no tempo de Santo António. Lisboa: INAPA, 1996; Comissária Científica da exposição e catálogo A iluminura em Portugal. identidade e influências. Abril de 1999;-em colab. Ana Lemos, Ana Claro, Catarina Miguel, M. João Melo “A cor na iluminura portuguesa: uma abordagem interdisciplinar”, Revista de História da Arte, nº 5, IHA-FCSH-UNL, 2008; em colab. Maria João Melo e Rita Castro “Colour in Medieval Portuguese Manuscripts: Between Beauty and Meaning. In Science and Art: The Painted Surface. Cambridge: The Royal Society of Chemistry, 2014. Em colab. Luís Sousa “Confluências artísticas em torno de 1200: manuscritos iluminados cistercienses- Alcobaça e Las Huelgas de Burgos” in Afonso VIII Y Leonor de Inglaterra: confluências artísticas en el entorno de 1200. Madrid: Ediciones Complutense, 2017.

adelaide@fcsh.unl.pt