João Pedro Alves

Foto de João Pedro Alves

Investigador integrado do Instituto de Estudos Medievais (IEM-NOVA FCSH) desde 2023, é Licenciado em História (2018) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em Estudos Medievais (2021) pela mesma instituição. Na sua dissertação de mestrado realizou um estudo, de caráter biográfico, sobre a figura do Infante D. João (1400-1442), filho de D. João I e D. Filipa de Lencastre.

Foi bolseiro de investigação, pelo Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-UL), no projeto de investigação “FRONTOWNS – Pensa em grande sobre as pequenas vilas de fronteira: Alto Alentejo e Alta Extremadura leonesa (séculos XIII – XVI) (PTDC/HAR-HIS/3024/2020) (2021-2023). Projeto que agora integra na qualidade de investigador (2023).

De momento os seus principais interesses de investigação centram-se sobre a História institucional e política do Portugal tardo-medieval, as ordens militares e o tabelionado medieval português.

joao.psalves36@gmail.com