Inês Correia
Inês Correia (1972), Conservadora-restauradora Sénior de Documentos Gráficos, trabalha actualmente no MUDE – Museu do Design | Lisboa. Pertenceu ao quadro de pessoal do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, onde se especializou, desde 1997, na conservação de manuscritos e encadernações históricas.
Doutorada em 2014, pelo Departamento de História de Arte da FCSH-UNL, tendo desenvolvido investigação com o apoio da FCT (SFRH/BD/44192/2008), sobre a arqueologia dos manuscritos iluminados provenientes do Mosteiro de Lorvão. Lecciona na FCSH a disciplina de Preservação e Conservação de Informação e Documentação, complementando a experiência na área da formação, quer ao nível académico, quer pontualmente ao nível curricular. Entre outros projectos, destacam-se os que desenvolveu em Goa na área da Preservação em bibliotecas públicas e privadas; no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a reencadernação de Chancelarias Régias do Século XVI, a recuperação de códices medievais, nomeadamente do fundo monástico de Lorvão, além de recorrentes missões de courrier em exposições nacionais e internacionais.
É membro do Instituto de Estudos Medievais da FCSH, pertencendo ao ‘Grupo Imagens Medievais’, ao Projecto IMAGO e ao Projecto “A Cor da Iluminura Medieval Portuguesa no Contexto Europeu: partilha e singularidade” (PTDC/EAT/65445/2007). Desde 2017 desenvolve investigação, prática de curadoria e produção, com autoria do projecto “LivrObjecto – Anatomia e Arquitectura” com o qual explora a materialidade do Livro a partir de diferentes áreas artísticas e criativas, seja no contexto curatorial, produção e docência.
E-mail
ines.icplanet@gmail.com