Gonçalo Melo da Silva

Foto de Gonçalo Melo da Silva

Desde 2021, Gonçalo Melo da Silva é um investigador contratado no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM – NOVA FCSH), com o projeto MEDDOC: Digital Edition of Portuguese Medieval Documents, dirigido sobretudo para a edição de documentação concelhia. É membro da Comissão Científica e da Comissão Científica do Projeto Estratégico do IEM e Co-IP do Projeto Pensar em grande sobre as pequenas vilas de fronteira: Alto Alentejo e Alta Extremadura leonesa (séculos XIII-XVI) financiado pela FCT. Licenciou-se em História (2010) e obteve o seu Mestrado em História – Área de Especialização História Medieval (2012), Doutoramento em História – Área de Especialização História Medieval e Doutoramento Europeu na FCSH-UNL (2021). A sua tese de doutoramento incidiu sobre as vilas e cidades portuárias do Algarve entre 1249 e 1521, tendo recebido a classificação máxima por unanimidade. Participa e/ou participou em 12 projetos nacionais e internacionais (Espanha, Holanda e União Europeia), na Cátedra UNESCO: “O Património Cultural dos Oceanos” da NOVA e na Infraestrutura ROSSIO. As suas áreas de interesse, trabalhos e publicações centram-se na história medieval, história marítima, história urbana, história religiosa, as Humanidades Digitais e Comunicação de Ciência.

gmsilva@fcsh.unl.pt