Filipa Lopes

Foto de Filipa Lopes

Filipa Lopes é doutora em História, com especialização em Arquivística Histórica, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e pela École nationale des chartes (Paris, França), com uma tese dedicada à Casa e ao arquivo dos viscondes de Vila Nova de Cerveira. A sua investigação tem-se focado na história de práticas arquivísticas pré-modernas, de casas aristocráticas e de instituições eclesiásticas medievais.

Fez uma estadia na École nationale des chartes (2017–2018) e outra na Universidade da Califórnia–Riverside (2020) com apoios da FCT, Fulbright e Programa Pessoa.

Participou em projetos de investigação nacionais e internacionais e trabalhou como arquivista no Arquivo Histórico do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (Braga) e no Arquivo de História Social (ICS, Universidade de Lisboa). Também já foi docente convidada na NOVA FCSH (2021–2022) e no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (2010–2013).

É licenciada em História e mestre em História Medieval e do Renascimento pela Universidade do Porto.

filipa.lopes@fcsh.unl.pt