Catarina Tente

Foto de Catarina Tente

Doutora em Arqueologia pela Universidade Nova de Lisboa desde 2010. Entre 1998 e 2003 trabalhou como arqueóloga no Instituto Português de Arqueologia, e foi a sua Subdiretora entre 2003 e 2006. Atualmente, é Professora Associada de Arqueologia no Departamento de História da Universidade Nova de Lisboa, onde foi, entre 2012 e 2021, coordenadora do Curso de Arqueologia. Entre 2016 e 2021 foi Subdiretora Adjunta para a Investigação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É investigadora do Instituto de Estudos Medievais desde 2012, onde tem vindo a desenvolver vários projetos de investigação relacionados com as comunidades medievais no Centro de Portugal. Dirigiu e codirigiu 14 projetos financiados por diferentes entidades públicas e privadas (municípios, FCT e FCG) e colaborou em nove projetos de investigação, seis dos quais de âmbito internacional. Realizou 44 escavações arqueológicas, realizadas principalmente em sítios medievais do centro-norte de Portugal. Participou ainda em 100 conferências/comunicações em reuniões científicas realizadas em Portugal, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda e Alemanha e é autora de mais de 120 artigos e livros publicados em Portugal e no estrangeiro. Dirigiu também dez teses de doutoramento, três das quais já defendidas com sucessos, e 24 teses de mestrado.

catarina.tente@fcsh.unl.pt