Carmen Poblete Trichilet

Foto de Carmen Poblete Trichilet

Afiliação
Universidad Castilla – La Mancha, España

Licenciada em História da Arte (2018) e Mestre em Investigação em Letras e Humanidades (2019) pela Universidade de Castilla – La Mancha, finalizado ambos com Premio Extraordinario. Atualmente é investigadora contratada no Departamento de História da Arte da mesma universidade, onde realiza seu doutoramento, intitulada Promoción artística y coleccionismo de las élites femeninas en la Corte
de Isabel la Católica
, sob a orientação da Doutora Sonia Morales Cano (Universidade de Castilla – La Mancha) e da Doutora Sonia Caballero Escamilla (Universidad de Granada).

A sua área de investigação foca-se primordialmente na análise da agência feminina na Castela da Baixa Idade Média e inícios da Idade Moderna, com enfoque na construção do património artístico.

É membro da Asociación Española de Investigación en Historia de las Mujeres (AEIHN), do Comité Espanhol de Historia da Arte (CEHA), da Asociación Profesional de Historiadores del Arte (Aproha), da Sociedad Española de Estudios Medievales (SEEM) e, em janeiro de 2021, foi admitida como membro da Sociedad Española de Excelencia Académica (SEDEA).

Desde novembro de 2020, faz parte da equipa do subprojeto Reinas e infantas de las monarquías ibéricas: espaços religiosos, modelos de representação e escrituras ca. 1252-1504 (ref. PGC2018-099205-B-C21, Ministério de Ciência, Inovação e Universidades/AEI/FEDER 2019-2021), dirigido pela Doutora Ángela Muñoz Fernández (Universidade de Castilla – La Mancha), englobado no projeto de I+D Las mujeres en las monarquías ibéricas: Paradigmas institucionales, agencias políticas y modelos culturales, na qual se enquadra a sua tese de doutoramento, em decorrência.

Em 2022, integrou a equipa do Grupo de Investigación consolidado de la UCLM de Estudos de Literatura e Arte dirigido pelos Professores Doutores Margarita Rigal Aragão e Doutor Fernando González Moreno.

E-mail
carmen.ptrichilet@gmail.com