Carlos Crespo Amat

Foto de Carlos Crespo Amat

Afiliação
Universidad de Alicante, Espanha

Carlos Crespo Amat tem um doutoramento em História Medieval pela Universidade de Alicante (2021), após concluir o Mestrado Interuniversitário em Identidade Europeia Medieval coordenado pela Universidade de Lleida (2016) e licenciatura em História pela Universidade de Alicante (2014), obtendo com honra os três graus. Atualmente é investigador integrado no Instituto de Estudos Medievais (IEM-FCSH/NOVA), onde desenvolve o projeto de investigação PORTIVAL – Projeção e Organização de Redes Transnacionais de Intercâmbio em Valência e no Atlântico Português: 1350-1450.

É colaborador honorário do grupo de investigação Poder Público da Universidade de Alicante, Sociedade e Cultura no Reino de Valência, ss. XIII-XV, ao qual pertencente, assumindo diferentes funções, desde 2016. Foi ainda investigador visitante do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, da Università degli Studi di Firenze e da Université Paris-Cité.

Durante mais de quatro anos foi investigador bolseiro de doutoramento, pelo Departamento de História Medieval, História Moderna e Ciências e Técnicas Historiográficas da Universidade de Alicante.

As suas áreas de investigação articulam-se em torno das relações político-económico tardo-medieval, as fundações trecentistas e quatrocentristas da economia de mercado e os atores que contribuíram para o seu desenvolvimento entre ca. 1350 e ca. 1450, no reino de Valência e os espaços ibéricos e euro-mediterrânicos que integraram. Esse interesse fica evidente na sua tese de doutoramento, que é se foca no estudo da área – até então inexplorada – do processo vivido entre Castela, a Coroa de Aragão e a Mediterrâneo: a formação de um mercado transnacional no reino de Valência durante o final da Idade Média (1370-1430) e que foi galardoado com o Prémio Internacional para a Melhor Tese Doutoramento sobre a Coroa de Aragão concedido em 2022 pela Asociación de Historiadores de la Corona de Aragón (HISCOAR).

A análise realizada permitiu definir os fenómenos de osmose económicos gerados entre estas três áreas geográficas, através da configuração e consolidação de circuitos comerciais de natureza supraestatal, definição cujo desenvolvimento tem sido sintetizado em diversos artigos científicos e numa monografia que será lançada em breve.

carloscrespo@fcsh.unl.pt