Beatriz Ferreira

Foto de Beatriz Ferreira

A área de formação inicial de Beatriz Ferreira passou pela realização de uma licenciatura com dois estágios curriculares no curso de Informação Turística, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Ao longo dos três anos de licenciatura, o plano curricular incluiu unidades curriculares diretamente relacionadas com a História de Portugal, património cultural e edificado, cultura portuguesa, história da arte e línguas (nomeadamente Inglês e Italiano). Tratou-se de uma licenciatura que combinou de forma equilibrada a vertente teórica com a prática, preparando-a para exercer funções de guia-intérprete, tendo obtido uma classificação final de 15 valores.

O desejo de aprofundar o estudo na área da História da Arte levou-a a ingressar na FCSH enquanto mestranda do curso de História da Arte, com especialização em Arte Contemporânea, em setembro de 2022. Em junho de 2023 terminou o primeiro ano de mestrado (vertente letiva) com uma média de 17 valores e atualmente, encontro-se a redigir a sua tese de mestrado, tendo como título provisório “O Imaginário Medieval na Cultura-Pop: a tetralogia Shrek”, onde estuda questões de medievalismo e neomedievalismo e as suas expressões na cultura popular, tendo principalmente um foco no cinema de animação medieval.

Realizou ainda dois cursos livres de língua estrangeira, com objetivo de complementar o seu currículo. Foi aluna, em 2017, do Istituto Italiano di Cultura di Lisbona, onde fez um semestre de língua italiana (nível A1), que terminou com 18 valores. Ingressou também no curso de língua e cultura coreana entre 2020 e 2023 no Instituto King Sejong de Lisboa (no campus da FCSH), onde estudou a língua coreana até ao nível V-2, que terminou com uma média de 17 valores.

a2019152432@campus.fcsh.unl.pt