Arthur Curvelo

Foto de Arthur Curvelo

Doutor em História pelo Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (PIUDHist), com associação ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde defendeu a tese Governar Pernambuco e as “capitanias anexas”: o perfil de recrutamento, as jurisdições e a comunicação política dos governadores da capitania de Pernambuco (c.1654-c.1756). Bacharel em História pela Universidade Federal de Alagoas, mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Colaborou em diferentes projetos de investigação no Brasil e em Portugal, destacando-se o projeto RESISTANCE: Rebellion and Resistance in the Iberian Empires, 16th-19th centuries e o projeto Rituals: Rituais públicos no Império Português (1498-1822). Suas publicações mais relevantes estão concentradas no âmbito da história social do poder, das instituições e das elites na América Portuguesa entre os séculos XVI e XVIII. Atualmente é investigador integrado no Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e bolseiro de investigação pós-doutoral no projeto VINCULUM: Entailing perpetuity, the social agency of a corporate body (Southern Europe, 14th-17th centuries) (European Research Council – Grant Agreement 819735), no qual desenvolve o subprojecto “Sociedades de vinculação — análise comparativa das sociedades de vinculação do espaço atlântico”.

arthurasccurvelo@fcsh.unl.pt