André Vitória

Foto de André Vitória

O meu trabalho de investigação explora a influência da reflexão jurídica e política sobre a prática do direito e o exercício do poder no final da Idade Média. Sou actualmente investigador integrado (CEECIND/01367/2017) do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa e membro associado do Laboratoire de Médiévistique Occidentale de Paris (Université Paris I Panthéon-Sorbonne). Ao meu doutoramento, concluído em 2013, seguiu-se um pós-doutoramento na Universidade de Amesterdão, cujo âmbito consistiu em comparar os esforços dos governos régios em França, Inglaterra e Portugal no final da Idade Média para caracterizar e combater o problema da corrupção. O meu interesse pelas tensões e compromissos entre uma esfera pública mal definida e os múltiplos interesses particulares dos actores políticos que nela se movem nasceu daí e irriga o meu actual projecto de investigação, dedicado ao estudo do contributo da prática judicial do Parlement de Paris para o debate político sobre a organização cívica e o exercício da autoridade pública entre c. 1450 e c. 1500. Publicações principais: ‘Le traître, les marchands et les deux corps du roi: responsabilité juridique et réflexion politique autour de l’élection de Jean Ier du Portugal à la fin du XIVe siècle’, Revue historique 699/3 (2021) 555-592; (with Ronald Kroeze and G. Geltner) (ed.), Anticorruption in History : From Antiquity to the Modern Era (Oxford 2018), p. 77-89 ; ‘Two Weddings and a Lawsuit : Marriage Litigation in Fourteenth-Century Portugal’, The Journal of Ecclesiastical History 67/3 (2016) 513-67.

andrevitoria@fcsh.unl.pt