Ana Raquel Baião Roque

Foto de Ana Raquel Baião Roque

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, na variante de Português/Francês (2010), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com média final de 18 valores, mestre em Estudos Portugueses (2013), também pela FCSH-UNL, com a dissertação “A ficção da voz feminina nas cantigas de D. Dinis”, com classificação final de 18 valores, e doutoranda em Estudos Portugueses, estando, de momento, a preparar a tese “Vozes Femininas Galego-Portuguesas no Contexto Medieval Europeu” (tendo beneficiado de uma Bolsa da FCT entre 2014 e 2016).

Enquanto membro integrado do IEM (Instituto de Estudos Medievais da FCSH-UNL) e colaboradora do CHAM (Centro de Humanidades da FCSH-UNL), tem-se dedicado principalmente ao estudo da literatura medieval galego-portuguesa e da obra de Fernando Pessoa. Colaborou em vários projetos de investigação, nomeadamente, no projeto “Littera”, de que resultou a base de dados online “Cantigas Medievais Galego-Portuguesas”.

Entre 2013 e 2015, lecionou, enquanto assistente convidada, várias disciplinas das áreas das Línguas, da Comunicação e do Secretariado no Instituto Superior de Contabilidade e de Administração de Coimbra.

anaraquelroque@hotmail.com