Ana Cláudia Silveira

Foto de Ana Cláudia Silveira

Ana Cláudia Silveira doutorou-se em História Medieval na FCSH/NOVA, com a tese Setúbal, um pólo de poder da Ordem Militar de Santiago no final da Idade Média, à qual foi atribuída, em 2023, uma Menção Honrosa pelo júri do Prémio A. de Almeida Fernandes de História Medieval. É membro da equipa do IEM que integra a Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”, liderada pelo CHAM – Centro de Humanidades.

Tem publicado trabalhos centrados na organização e desenvolvimento dos espaços litorais, na gestão territorial promovida pela Ordem Militar de Santiago de Espada nos seus domínios, na relação da instituição com outros poderes, nas práticas urbanísticas desenvolvidas e ainda na presença das ordens mendicantes no senhorio espatário.

Recebeu, em 2016, o Prémio de História Alberto Sampaio com o trabalho “Lavrar o Mar: a dinâmica da produção de sal em Setúbal no contexto dos salgados portugueses. Etapas de uma afirmação internacional” e, em 2017, foi-lhe atribuído o Prémio Doutor José Silva Maltez do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão / Câmara Municipal de Santarém pelo trabalho “Testemunhos históricos sobre a evolução da linha de costa em Portugal”.

A sua actividade profissional tem-se desenvolvido em torno da carreira docente e como técnica superior, quer na administração local, quer na administração central, exercendo funções relacionadas com a museologia, gestão patrimonial e programação cultural.

E-mail
cl_silveira@hotmail.com