Alexandre Bento

Foto de Alexandre Bento

Desenvolve a tese de doutoramento Os Instrumentos Musicais e a Música do al-Andalus português – um contributo da arqueomusicologia (Projecto apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Referência da bolsa: UI/BD/152799/2022).

Mestre em Artes Musicais, Departamento de Ciências Musicais, FCSH, Lisboa (2015). ​​Diploma em Music Performance – Trinity College London (2013). Diploma em Arranjos Musicais – Taller de Musics de Barcelona (1991).

Áreas de investigação: Arqueomusicologia, Música Medieval, Instrumentos Musicais Medievais, al-Andalus, Idade Média, Arqueologia, Etnomusicologia, Património Imaterial.

Iniciou o estudo da música em 1984 e estudou no Taller de Musics de Barcelona de 1988 a 1991. Frequentou workshops, seminários e cursos em Portugal, Espanha, Suiça e Hungria.

Mantém ininterrupta actividade como músico e professor desde 1991, quando se iniciou como professor de Harmonia na Escola do Hot Clube e músico residente do concurso “Tal Pai Tal Filho” da RTP1. Tem desde então trabalhado com centenas de músicos e em igual escala de concertos, actuações, acções pedagógicas e gravações como as dos anúncios TV  “Rock in rio 2010” ou Iogurtes “Adagio”. Coordenador pedagógico dos exames Trinity College London nas escolas Músicos Associados e ArtMúsica. Professor de Guitarra. Formação Musical, Harmonia e Combo na JBJazz entre 2003 e 2018.

alexandrebento@fcsh.unl.pt