Adelaide Millán da Costa

Foto de Adelaide Millán da Costa

Adelaide Costa é Professora Auxiliar de História Medieval no Departamento de Ciências Sociais e Gestão da Universidade Aberta, onde leciona desde 1991, investigadora no Instituto de Estudos Medievais da NOVA FCSH – do qual foi subdiretora entre 2015/2016 e 2019/2021 – e investigadora do Grupo HISEURAM, da Universidade Complutense. A sua área de especialização científica situa-se no cruzamento da História Institucional e Política com a História Urbana, com foco no estudo das relações institucionais estabelecidas entre as cidades e vilas, a coroa e outros poderes jurisdicionais, na Idade Média. Nessa área, foi (e é) membro de vários projetos financiados pelo Ministerio de Economía e Competitividad da Espanha e coordenou projeto JUSCOM (PTDC/EPH-HIS/4323/2012), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Atualmente, a sua investigação direciona-se para a análise das pequenas cidades e vilas, tendo sido a investigadora portuguesa principal de dois projetos exploratórios de componente internacional (Casa de Velázquez, Campus France) e coordena o projeto Frontowns da FCT (PTDC/HAR-HIS/3024/2020).

adelaide.costa@uab.pt