Portugal na Idade Média: um reino com municípios democráticos e sem cidades?

Da autoria de Adelaide Millán da Costa e Gonçalo Melo da Silva, o primeiro MOOC, intitula-se Portugal na Idade Média: um reino com municípios democráticos e sem cidades? Para responder à questão, o curso dedica um módulo aos concelhos medievais,  à sua origem, evolução, funcionamento, quadros humanos, bem como a comunicação política que estabeleciam entre si, com a coroa e com os senhores. Por sua vez, o segundo módulo tem por objeto as cidades, abordando o que foram vilas e cidades no período medieval, as diferentes hierarquias urbanas existentes no reino e a visão do Homem medievo sobre o mundo urbano.

O MOOC dirige-se sobretudo a grupos específicos, como a comunidade escolar, guas turísticos e profissionais ligados a instituições culturais, mas pretende cativar a curiosidade e o interesse de um público mais alargado, uma vez que as sociedades atuais continuam a manifestar um profundo interesse pela época medieval.

O curso foi concebido com base em conteúdos audiovisuais criados pelo IEM e recursos digitais disponibilizados por várias instituições ligadas ao Património, tanto em Portugal, como em outros países.

 

Consulte o Programa do Curso e os Objetivos de Aprendizagem aqui

Esta formação é gratuita e realiza-se na Plataforma NAU (FCT-FCCN). Aberta em permanência entre 18 de julho de 2024 e 8 de maio de 2025, estima-se que a sua frequência não exceda as 15 horas. O formando poderá inscrever-se na plataforma em qualquer altura e gerir o seu percurso de forma autónoma e flexível. A avaliação será efetuada no final de cada secção através da realização de quizzes. Caso obtenha um resultado igual ou superior a 60%, o participante pode descarregar um certificado digital de participação, no separador “progresso” do curso.

As inscrições podem ser realizadas na Plataforma NAU até ao final do curso. Para tal basta registar-se seguindo as instruções disponibilizadas na Plataforma NAU.

O MOOC conta já com mais de 850 alunos inscritos provenientes de 14 países: Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Brasil, China, Dinamarca, Espanha, EUA, Finlândia, França, Luxemburgo, Moçambique e Portugal (dados recolhidos uma semana após a abertura, a 24 de julho).

Pode conhecer mais sobre esta formação através da entrevista dada pelos autores do MOOC à Plataforma Nau, disponível aqui.

Mapa geográfico da origem dos alunos do MOOC