Exposição | “Fragmenta Fidei. A arte visigótica da Egitania”
Centro Cultural Raiano de Idanha-a-Nova
A exposição “Fragmenta Fidei. A arte visigótica da Egitania” patente no Centro Cultural Raiano de Idanha-a-Nova, apresenta uma das coleções mais importantes da Península Ibérica sobre escultura altomedieval do sítio arqueológico de Idanha-a-Velha, a antiga Egitania. Esta notável coleção inclui achados das escavações realizadas por Fernando de Almeida nos anos 50 e 60 do século XX, juntamente com descobertas recentes que permitem uma compreensão mais profunda da história desta cidade.
Concebida no âmbito do projeto IGAEDIS, fruto do protocolo de colaboração científica entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e a Direção Regional de Cultura do Centro, esta exposição abre novas linhas de investigação sobre a escultura altomedieval e destaca-se como um dos elementos mais característicos do registo material deste período histórico. Além disso, a mostra permitiu o estudo e a valorização da escultura altomedieval da Egitania, reunida pela primeira vez, e deu origem a um catálogo da exposição.
Futuramente desenvolver-se-á um catálogo da coleção, devolvendo este conjunto às principais linhas do debate científico atual e conferindo-lhe a importância que parece ter perdido, quando comparado com outros centros lusitanos como Beja e Mérida.
A exposição estará aberta ao público entre 26 de julho de 2024 e 26 de julho de 2025.