O presente atelier doutoral centra-se nos vários poderes, internos e externos que atuam na cidade medieval. A presença dos monarcas, nobres, eclesiásticos, mercadores e outros agentes e instituições, como a universidade, transformam o espaço urbano e oferecem ocasiões de diálogo político, institucional e cultural, no qual se reconhecem todos os elementos da sociedade política do reino.

Esta atividade de trabalho científico, destinada a estudantes de mestrado e doutoramento, organiza-se em quatro sessões de trabalho, ao longo de dois dias. Cada sessão integra três conferências e um debate

Comité organizador: María Asenjo González (UCM), Yolanda Guerrero Navarrete (UAM), Fernando Vela Cossio (UPM), Adelaide Millan Costa (UAb; IEM)

Co-organização: Universidad Complutense de Madrid, Universidad Politecnica de Madrid, Universidad Autonoma de Madrid