
A tradição histórica e a inovação tecnológica têm dialogado de forma muito profícua, abrindo novas possibilidades para a pesquisa, o ensino e a divulgação da história e do património cultural. Neste contexto, surge a questão: como é que as Humanidades Digitais reforçam a interdisciplinaridade e promovem o trabalho em rede na compreensão do período medieval?
O plano estratégico do IEM para 2025-2029, sob o mote The Middle Ages in Action, tem entre os seus principais objetivos a promoção de investigação inovadora, multi e transdisciplinar, integrada e inclusiva, assim como a partilha de conhecimento, assegurando a acessibilidade universal aos dados, métodos e resultados de pesquisa. Em sintonia com esse plano, pretendemos organizar, no biénio 2025-2026, um conjunto de atividades para fazer um ponto de situação sobre a forma como as Humanidades Digitais estão a ser aplicadas ao estudo de documentos, objetos, arquitetura e paisagens medievais.
A primeira atividade proposta é uma jornada interna com membros dos dois G.I.’s do IEM, integrados e colaboradores, que possibilitará uma reflexão sobre o estado da arte das Humanidades Digitais na nossa UI. Esta iniciativa visa promover a investigação inovadora, multi e transdisciplinar, garantindo ao mesmo tempo a acessibilidade universal aos dados e ao conhecimento, e decorrerá no dia 11 de abril de 2025. Pretendemos igualmente auscultar interesses para a preparação das atividades subsequentes.
Organizadores:
Carlos Alves
Filipa Lopes
Gonçalo Melo da Silva
Rolando Volzone