O webinar “Heráldica em manuscritos jurídicos europeus itinerantes” integra-se ao projeto de investigação “ManJusEurIt – Manuscritos Jurídicos Europeus Itinerantes“, conduzido por Maria Alessandra Bilotta, e está vinculado também às actividades relacionadas a Oficina de investigação IUS ILLUMINATUM, coordenada cientificamente pela mesma investigadora.

O webinar é organizado pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM-FCSH/NOVA), juntamente com a Oficina de Investigação IUS ILLUMINATUM e em parceria com o Instituto Português de Heráldica (IPH). Esta iniciativa, com a coordenação dos investigadores Maria Alessandra Bilotta e Miguel Metelo de Seixas, visa mostrar a utilidade da análise científica da presença de emblemas heráldicos no contexto do estudo dos manuscritos e documentos jurídicos iluminados, com foco naqueles manuscritos e documentos que circularam pela Europa durante a Idade Média (séculos XIII-XVI). Esta iniciativa tem também como objetivos facilitar as sinergias entre diferentes áreas do conhecimento e disseminar os resultados da investigação para um público mais amplo, mantendo sempre o rigor científico, a fim de promover a consciencialização da sociedade contemporânea quanto à importância do património heráldico nos manuscritos e nos documentos jurídicos medievais, chamando a atenção para a importância da conservação de tal património.

Sessão I Entre la norma y la reputación. Los Reyes de armas y sus documentos heráldicos – José Antonio Berrendero (Universidad Rey Juan Carlos, Madrid)

Sessão II«Estas que lhe dou divisadas e iluminadas»: heráldica em documentos jurídicos – João Portugal (Instituto Português de Heráldica)

Sessão IIIPráticas jurídicas e escudos de armas: os selos que validam os documentos como fonte da heráldica medieval – Maria do Rosário Morujão (Universidade de Coimbra)

O webinar foi transmitido no canal de Youtube, e as sessões encontram-se disponíveis em: https://www.youtube.com/@IEMedievais