O Instituto de Estudos Medievais tem como um dos objetivos principais o da internacionalização, incrementando o intercâmbio científico e académico e a formação de redes de trabalho com centros de investigação nacionais e internacionais, de pesquisa científica de excelência, que partilhem objetivos idênticos ao IEM no campo dos Estudos Medievais. No cumprimento de esta sua missão, o Instituto acolhe anualmente diversos investigadores estrangeiros que pretendem realizar estadias de investigação e tornar-se em investigadores visitantes por períodos mais ou menos alargados. Alguns dos investigadores estrangeiros que visitam o IEM durante o primeiro semestre do ano lectivo 2017/2018 irão apresentar as suas principais linhas de investigação e projetos em curso no dia 20 de Novembro. Venha conhece-los!

Investigadores e suas apresentações

Mário Jorge da Motta Bastos (UFF – CNPq, Brasil)
Título: “Perspectivas para uma História do Campesinato no Medievo Português”.

Gonzalo J. Escudero Manzano (UCM-Madrid, Espanha)
Título: “Entre a Tardoantiguidade e a Idade Média; entre a História e a Arqueologia. Desafios na investigação do noroeste peninsular altomedieval”.

Gustavo Riva (CONICET, Buenos Aires, Argentina)
Titulo:”Sobre la edición digital de relatos cortos medievales: el caso de Konrad von Würzburg”.

Carlos Lixó (Univ. Santiago de Compostela, Espanha)
Titulo: “Paisagem e documentação: uma leitura histórica das fortificações alto-medievais na Galiza”.

Angel Fuentes (UCM-Madrid, Espanha)
Titulo: “El monasterio de los Jerónimos de Santa María de Belem en contexto. Propaganda, escenografía y legitimación dinástica en tiempos del Rey Don Manuel”