Entre os séculos XIV e XVI, as monarquias europeias desenvolveram uma gradual centralização do poder, acompanhada pela difusão de ideias políticas que contribuíram para a construção de uma nova imagem do príncipe e do seu poder soberano. As residências régias e principescas encontravam-se no centro desse fenómeno. Nestes espaços privilegiados, o soberano acomodava uma comitiva cada vaz mais numerosa e recebia hóspedes e mensageiros vindos de outras cortes. Foi portanto nestes edifícios que a sociedade de corte principiou.

A presente iniciativa debruça-se sobre estes palácios, com especial ênfase no que respeita às relações entre a arquitectura, a decoração e os rituais do poder monárquico que decorriam nas suas salas de aparato desde o final da Idade Média até ao princípio da Idade Moderna.

Este encontro terá lugar em Lisboa (Museu Arqueológico do Carmo) a 15 e 17 de Março, e em Sintra (Palácio Nacional de Sintra) a 16 de Março.

O colóquio é organizado por Torsten Hiltmann (Universidade de Münster), Miguel Metelo de Seixas (Instituto de Estudos Medievais) e João Portugal (Instituto Português de Heráldica) no âmbito do projecto ‘In the Service of the Crown: The Use of Heraldry in Royal Political Communication in Late Medieval Portugal’ (Instituto de Estudos Medievais / Die Performanz der Wappen, Dilthey Fellowship), financiado pela Fundação Volkswagen. É apoiado pelas seguintes instituições: PSML/Palácio Nacional de Sintra; Associação dos Arqueólogos Portugueses; Instituto Português de Heráldica.

 

Organização: IEM-FCSH/NOVA, Universität Münster
Organizadores: Miguel Metelo de Seixas, Torsten Hiltmann, João Portugal


Entrada livre. Lugares limitados, necessário reserva [inscrições esgotadas].

Todas as vagas foram já preenchidas, pode enviar um email de inscrição para iem.geral@fcsh.unl.pt mas será considerado em lista de espera e apenas será contactado na eventualidade de haver desistências por parte dos inscritos.