O Seminário International “Monarchies and Revolution: nineteenth century resiliences and ruptures (Portugal, Italy and Spain)” é fruto de uma parceria entre duas instituições portuguesas (IEM – NOVA FCSH) e ICS – UL), uma espanhola (Universidad Complutense) e uma italiana (Università di Torino). A temática do seminário dá continuidade a uma primeira reunião científica, organizada pelas mesmas instituições, que teve lugar em Turim no ano de 2019. Agora, porém, a atenção do seminário centra-se sobre a questão de procurar compreender como os regimes monárquicos português, espanhol e italiano, confrontados com as ondas revolucionárias do século XIX, se ancoraram por um lado em tradições que se faziam remontar à Idade Média, e por outro lado se revelaram capazes de articular tais continuidades com as inovações políticas, sociais e culturais trazidas pela revolução.

Coordenação: Miguel Metelo de Seixas, Isabel Corrêa da Silva, Raquel Sánchez, Pierangelo
Gentile