Entre os dias 12 e 15 de Março de 2018, o Patronato de la Alhambra y el Generalife (Escuela de la Alhambra), a Universidad Internacional de Andalucía e o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH) organizam o “Seminário Internacional al-Muwahhidūn. El despertar del Califato Almohade”.

Esta iniciativa, que terá lugar em Granada, no Palacio de Carlos V, no Conjunto Monumental de la Alhambra y el Generalife, tem como propósito facilitar a apreensão e difusão da história e da cultura que foram desenvolvidas pelo califado almóada.

Tal como tem sido a prática de encontros anteriores, este seminário segue uma abordagem interdisciplinar, que passa por várias metodologias de estudo e de análise. A partir de perspetivas de investigação nas áreas da História, Arqueologia, Literatura, História da Arte, Arquitetura, Filosofia e conservação do património, serão desenvolvidos quatro eixos temáticos: “Génesis, revolución y evolución del califato almohade”, “El Califato almohade: organización administrativa, económica, jurídica y política”, “Las artes durante el califato almohade” e “Ciudad y cultura material en época almohade: análisis y conservación”.

Organização: Patronato de la Alhambra y el Generalife (Escuela de la Alhambra), Universidad Internacional de Andalucía; IEM-NOVA FCSH
Coordenação científica e direção: Dolores Villalba Sola