É importante a inserção, a partir do Médio Oriente, e do século VIII, de novos alimentos na dieta do Ocidente islâmico (o al-Andalus e o Maghrib), a qual também se ficou a dever às transformações técnicas e agrícolas que o Al-Andalus presenciou entre os séculos IX e XI. Mudanças que permitiram o plantio e o cultivo, em larga escala, de alimentos, de diferentes origens, e que passaram a ser, desde então, consumidos quer entre as elites, quer entre a população comum.

As rotas marítimas deram grande suporte a esta expansão culinária, trazendo também uma grande variedade de frutas, temperos, condimentos e especiarias e outros géneros alimentares originários na Sicília, no Oriente Médio, no Norte da África e na Ásia Menor.

Além da importação, um outro fator de grande importância para esta realidade e identidade, mesclada, aculturada e de síntese, também à mesa, do Ocidente islâmico medieval, ficou a dever-se à coexistência social entre judeus, muçulmanos e cristãos na Península Ibérica medieval, e que deu corpo a um espaço privilegiado de trocas e transações culturais, também na cozinha e no prato, entre culturas de valores distintos.

Sobre o autor
António rei é Doutor em História Cultural e das Mentalidades Medievais (FCSH – Univ. Nova de Lisboa, 2007) e investigador contratado no IEM / NOVA FCSH. Medievalista e arabista, tem entre mãos desde 2015 o estudo a Alimentação e a Cura no Gharb al-Andalus a partir dos tratados agro – botânicos hispano-árabes (séculos X – XIII). Foi também Bolseiro da JNICT / FCT (1996-2019), investigador no Departamento de Estudos Árabe e Islámicos – Facultad de Filología, Universidade Complutense de Madrid, (2008-2010), no Campo Arqueológico de Mértola (2011-2013), na Escuela de Estudios Árabes (CSIC), Granada (2015-2017) e no Projecto DIAITA (Univ. Coimbra; Univ. Nova de Lisboa; UFRJ; UECamp), desde março 2015. Teve cargos de docência na Univ. Nova de Lisboa: (2011-2012), UALG (2002- 2009) e na Univ. de Évora / Fundação Luís de Molina (2000-07) e entre as suas publicações contam-se mais de uma centena de títulos, entre Livros, Conferências e Artigos científicos em revistas internacionais e nacionais de referência nas áreas temáticas em que tem trabalhado.