Refere-se frequentemente que as colónias insulares do Atlântico Norte deviam a sua própria existência ao facto de serem fornecedores de artigos de luxo para as elites europeias (por exemplo, carne de morsa, marfim, falcões-gerifaltes). A presente intervenção examina as evidências do comércio internacional na Islândia do século XIV com base nas escavações de um acampamento de mercadores em Gásir, no norte da Islândia e argumenta que, embora algumas exportações possam ter alcançado preços altos nos mercados no exterior, as economias produtoras eram notavelmente imunes às forças do mercado.

Nota biográfica do orador:
Orri Vésteinsson (nascido em 1967) é professor de arqueologia na Universidade da Islândia. Estudou arqueologia no Instituto de Arqueologia de Londres (MA, 1991) e história na Universidade da Islândia (BA, 1990) e na University College London (PhD, 1996). Ele é o autor da monografia The Christianization of Iceland. Priests, Power and Social Change (OUP 2000) e redigiu numerosas publicações sobre a Era Viking e história e arqueologias medievais do Atlântico Norte.3

A sessão encontra-se disponível aqui.