Decorre no dia 12 de Setembro, pelas 16h15, o Seminário de Estudos Medievais: “Remembering Jimena(s): One Woman’s Journey through Different Media (11th-21st centuries)“, pela Doutora Marija Blašković, em modalidade mista (presencial e via Zoom).

Presencialmente, a sessão terá lugar no Colégio Almada Negreiros, Sala SD (piso 0).

Socialmente, a construção da memória nunca é arbitrária: “Apenas o passado significativo é lembrado, apenas o passado lembrado é significativo” (Assmann, 1992:97). Neste contexto, seria difícil encontrar um não-real da Castela do século XI mais popular que Rodrigo Díaz. Mais conhecido como Cid, este fidalgo conquistou Valência depois de ter sido banido de Castela pelo rei Afonso VI. Desde então, os seus feitos têm sido elogiados em diferentes média, chamando a atenção de estudiosos, bem como do público em geral. Este seminário, no entanto, foca-se na sua esposa, Jimena Díaz, e nos diferentes elementos, desde os documentos do século XI até as expressões artísticas modernas, que foram escolhidos para moldar e criar a sua imagem. Através desta jornada diacrónica, é possível observar como esses elementos interagem entre si e asseverar o que as mudanças nos dizem não apenas acerca das mulheres medievais, tais como Jimena, mas também sobre a nossa própria cultura.

Nota biográfica
Marija Blašković é doutorada em Filologia Espanhola pela Universidade de Viena (2018). A sua monografia “Potenciales polifónicos: la nobreza cortesana del Cantar de Mio Cid” foi publicada pela Iberoamericana, em 2020.

Grande parte do seu trabalho está relacionado com um profundo interesse pela memória cultural, construção de identidade e história das mentalidades, bem como noções de poder, conhecimento, violência e género.

Realizou um pós-doutoramento no Departamento de Estudos Românicos da Universidade de Viena (2019-2022) e obteve uma bolsa Beatriu de Pinós na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona) (2022-2023). Desde março de 2023 é bolseira Marie Curie, na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona), onde desenvolve o projeto “FEMIber: Digitizing Women of Medieval Iberian Historiography”, que visa explorar as representações das mulheres nas crónicas medievais tardias a partir de ferramentas das Humanidades Digitais, sob múltiplas perspetivas.