A “cantiga” da Conquista de Alcácer existe num único exemplar, num códice que data da segunda metade do século XIII pertencente à livraria do Mosteiro de Alcobaça. Este texto relata a conquista portuguesa, ocorrida em 1217, da fortaleza muçulmana de Alcácer-do-Sal, uma posição estratégica, em combinação com os cruzados marítimos do norte da Europa durante os anos de formação do reino autónomo de Portugal. Além de seu nome, a identidade de Gosuíno até agora permaneceu um mistério. Tendo como pano de fundo a Quinta Cruzada e através da exploração de um labirinto de conexões, políticas, religiosas e literárias, tanto em Portugal como nos Países Baixos do Sul, esta comunicação identifica Gosuíno autor do relato como Gosuíno de Bossut (fl. 1231-1238), cantor do Mosteiro cisterciense de Villiers, na zona do Brabante e conhecido autor de pelo menos três Vitae: Ida the Compassionate of Nivelles, Arnulf lay brother of Villers e Abundus, Monk of Villers e outros trabalhos de âmbito poético e musical.

Nota biográfica
Jonathan Wilson (PhD, Liverpool) é investigador em História Medieval Hispânica no Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa. Suas investigações sondam questões que incluem história eclesiástica, direito canônico, monasticismo (particularmente Cistercienses e Cânones Regulares), a liturgia medieval romana, perceções do islamismo ibérico medieval em suas várias formas, relações inter-religiosas e relações entre Portugal e o Oeste latim e o Este latim. Recentemente, o seu trabalho centrou-se na relação de Portugal com os cruzados marítimos do Norte e com a ideologia das cruzadas. Mais genericamente, seu trabalho envolve a análise da produção literária / historiográfica ibérica ocidental durante os séculos XII e XIII, e projetos auxiliares envolvem elementos substanciais de estudos de paleografia, codicólogia e manuscritos, bem como incursões ocasionais na arqueologia do Ocidente ibérico medieval. A sua publicação mais recente é “Enigma of the De Expugnatione Lyxbonensi”, Jornal of Medieval Iberian Studies (2017) vol. 9, Nº. 1, 99-129. Atualmente está preparando edições e traduções com estudos de dois importantes manuscritos da Abadia Cisterciense de Alcobaça, o De Expugnatione Scalabis e o Gosnuini De Expugnatione Salaciae Carmen, respectivamente relatando as conquistas de Santarém em 1147 e Alcácer do Sal em 1217, para o série Dallas Medieval Texts and Translations (Peeters Publishers, Leuven).