Seminário de Estudos Medievais: “Notas para el estudio de una comunidad invisible. Cristianos andalusíes en Huesca (ss. VIII-XII)” – Rodrigo Moreno (Universidad Complutense de Madrid)
09.02.2022 | 16:00
Sala 209, Colégio Almada Negreiros, Lisboa
Sessão Zoom
Esta comunicação irá traçar os vestígios existentes da comunidade de cristãos andaluzes na cidade de Huesca (Espanha). Este grupo tem sido completamente invisível em fontes escritas, tanto árabe como latino, e o registo material não ajuda a reconstruir a sua história. Um modelo de estudo será aqui proposto, no qual não só será resolvida a possibilidade da existência da comunidade cristã de Huesca andaluza, mas também será reconstruída a sua organização política, social e religiosa, com especial enfoque na análise dos locais de culto que tinham na cidade. Por outro lado, mostrará também como este modelo é aplicável não só em Huesca, mas também em outros lugares de al-Andalus.
Sobre o orador:
Atualmente, disfruta de um contrato predoctoral na Universidad Complutense de Madrid (UCM), financiado pelo projecto de investigação Espacios Virtuales de la Alteridad. Encontra-se a realizar a tese doutoral, dirigida por Tomás Cordero (IEM | NOVA FCSH) y Marisa Bueno (UCM). A sua investigação centra-se nos contatos entre cristãos e mulçumanos no al-Andalus, focando-se especialmente na expressão e consequência material destas relações. No caso da cidade espanhola de Toledo, tem publicado trabalhos referentes ao problema das epígrafes descontextualizadas da época visigoda e a sua utilização, para procurar definir definir quais foram os lugares de reunião dos cristãos andalusos. Além disso, faz parte do grupo de investigação UCM Mucrishis: Cristianos y Musulmanes en el Medievo Hispano.