A decorrer no dia 29 de maio, pelas 16hvia Zoom, a conferência aborda problemáticas relacionadas com a história económica europeia dos finais do século XV e inícios do século XVI. O foco são os laços económicos resultantes da longa tradição e consequente continuidade de compra e venda de produtos “nacionais” com vista ao comércio e negócio de mercadorias ultramarinas, como as especiarias e o açúcar. A comunicação analisa os mecanismos comerciais e do negócio, bem como os agentes e as mercadorias principais, numa época caracterizada por mudanças profundas.

Sobre o orador:
Torsten dos Santos Arnold licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2012, e obteve a Pós-Graduação em História – História dos Descobrimentos e da Expansão em 2013 pela mesma instituição. A sua investigação sobre a história do comércio de cobre foi premiado pela APHES (Associação Portuguesa de História Económica e Social) em 2013 com o prémio Douro-Azul. Em 2014 obteve o grau de Mestre em História Marítima pela FLUL e pela Escola Naval com a dissertação sobre naufrágios da Carreira da Índia na viragem do século XVI para o século XVII. Voltou para a Alemanha para realizar o doutoramento em História Económica Europeia com uma investigação subordinada ao estudo do comércio Franco-Alemão e Luso-Alemão no longo século XVIII. Desde 2019 faz parte da equipa de investigadores e docentes do Instituto de História – Época Moderna na Justus-Liebig-Universität Giessen (Alemanha).

Link de acesso zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92580669916?pwd=SnN4ZGsyd2tobFlHS0Vibk5taXVpQT09
ID da reunião
: 925 8066 9916