
A 1ª sessão do Seminário de Estudos Medievais de 2025 contará com uma apresentação de Katina T. Lilios (Departamento de Antropologia, Universidade de Iowa) sobre a história de longo prazo de Agroal, um povoado no topo de uma colina no centro de Portugal com ocupações que abrangem a Idade do Bronze (2200-1500 a.C.) e o período medieval (séculos XIII a XVII d.C.). Decorrerá no dia 2 de abril, às 16h00, em modalidade online (via Zoom).
Intitulada “Revisiting the Bronze Age and Medieval Histories of Agroal (Ourém, Portugal): New Questions, New Methods”, esta comunicação irá explorar as mais recentes iniciativas de investigação com o objectivo de reavaliar o significado histórico do local. Escavações anteriores, na década de 1980, forneceram informações importantes sobre o início da Idade do Bronze em Portugal e revelaram uma quinta medieval ligada aos Cavaleiros Templários. Agora, uma equipa de investigação internacional – incluindo investigadores da Universidade de Iowa, do IEM e do Instituto Politécnico de Tomar – está a preparar-se para novas investigações utilizando tecnologias de ponta, tais como LiDAR e imagens térmicas, previstas para o verão de 2025.
Junte-se a nós nesta excelente oportunidade de mergulhar na narrativa em evolução do Agroal e nas metodologias inovadoras que moldam a investigação futura.