No decorrer do século XIV, a cidade de Lucignano e o seu território circunvizinho foram objeto de uma amarga disputa entre as cidades de Siena, Arezzo e Perugia, até que finalmente se tornaram sujeitas de Siena em 1390, até meados do século XVI.

Durante o século XV, um período de paz e prosperidade para a cidade, a sala do município foi pintada de afrescos com imagens de homens ilustres, um símbolo de “buon governo” e legendas destinadas a honrar a função principal da cidade; esta sala acolhe a aplicação de justiça justa e administração honesta. O ciclo pictórico de Lucignano é composto por murais e inscrições encomendadas por funcionários e notários que trabalharam para o município entre 1414 e 1475. Os “uomini illustri” aqui descritos são muitas vezes acompanhados de legendas escolhidas para destacar o conceito de justiça e “buon governo”, tirado da Divina Commedia de Dante, da Bíblia, dos clássicos e da filosofia medieval, muitas vezes seguidos pelo nome do funcionário encomendante.

Os notários, que trabalhavam como secretários do município, são identificados a partir da documentação do Serviço de Registros Públicos em Siena, sendo a lista de oficiais do condado entre 1399 e 1522 preservada nos arquivos do Conselho Geral. Esta lista contém os nomes dos funcionários enviados a Lucignano, os quais deixaram o testemunho de sua presença através de imagens, lemas e assinaturas. O projeto de investigação e de leitura das inscrições no tribunal foi motivado pela necessidade de uma interpretação exata das últimas inscrições medievais vistas nas paredes e nas lunetas, testemunhos deixados pelos funcionários, que passaram por Lucignano durante um período cronológico que vai de 1414 a 1475. Além de imagens de personagens que simbolizam a justiça e a boa governança, há uma série de lemas e frases, às vezes elaboradas e às vezes citadas diretamente da Divina Commedia, da Eneida, da Bíblia ou dos filósofos medievais, com o objetivo de criar um ambiente que justiça e administração honesta.

Nota biográfica do orador:
Leonardo Magionami formou-se em Codicologia na Faculdade de Letras da Universidade de Siena e obteve o seu doutoramento em paleografia pela Universidade de Siena (ciclo XIX). A partir de 2003 foi professor e tutor do “Master Libro Antico” da Universidade de Siena e “Mestrado em conservação e logística do patrimônio cultural” organizado pelas Universidades de Caen (França), Cassino, Siena e Veneza (Itália), Salamanca (Espanha). A partir de 1 de outubro de 2007, é professor assistente de paleografia da Universidade de Siena, onde leciona as disciplinas de História do Livro, Codicologia, Paleografia. Além disso, foi professor visitante da Universidade de Jyväskylä (Fin), Leão (Es), Poitiers (Fr), São Petersburgo (Ru), Calgary (Ca), Cidade do México UAM y UNAM e Benemerita Universidade de Puebla, ensinando sobre História do Livro, Codicologia, Paleografia, Epigrafia Medieval. Membro da AIPD Associazione Italiana Paleografi e Diplomatisti de 2003-; Membro do conselho de administração da Biblioteca Pública e Histórica de Siena “Biblioteca de Intronati“ de 2013 a 2018 e Membro da AIPD Associazione Italiana Paleografi e Diplomatisti de 2003.