A Bósnia e Herzegovina é hoje um estado multinacional complexo com três grandes grupos nacionais, étnicos ou religiosos distintos, que têm opiniões diferentes sobre o futuro do país, e ainda divergências mais salientes sobre o respetivo passado. Os membros desses grupos – os muçulmanos bósnios, os sérvios ortodoxos e os católicos croatas – reivindicam a sua soberania quase exclusiva sobre a herança histórica do país, buscando legitimação no período da Idade Média. A presente intervenção resumirá de forma breve o desenvolvimento político, religioso e cultural da Bósnia, fornecendo o contexto necessário para analisar as formas pelas quais o passado medieval do país tem sido manipulado, com o propósito de construir narrativas históricas exclusivas das outras comunidades, privando-as do seu direito a interpretar a herança medieval comum. Assim, em vez de servir como um fator integrador da sociedade, a história medieval é agora usada como mais uma ferramenta para o aprofundamento das divisões existentes e a ampliação de tensões já elevadas na Bósnia e Herzegovina moderna.

Nota biográfica
Emir O. Filipović recebeu seu doutoramento da Universidade de Sarajevo em 2014. Suas áreas de pesquisa incluem a história da cavalaria e das elites sociais na Bósnia medieval, bem como as complexas relações entre o Reino da Bósnia e o Império Otomano nos séculos XIV e XV. Atualmente é professor assistente de História Medieval na Universidade de Sarajevo.