As relações e as trocas entre entidades (políticas, económicas e militares) podem com vantagem ser esclarecidas a partir dos seus atores. O Flamengo Maarten Lem é disso um bom exemplo, se bem que numerosas questões se mantenham a seu respeito. As suas origens são pouco conhecidas. Veio instalar-se em Portugal nos anos 1430 (?) e aqui se estabeleceu como comerciante, tornando-se Martim Leme e vivendo em concubinato com uma lisboeta, Leonor Rodrigues, com quem teve vários filhos. Os seus negócios parecem ter florescido e tinha acesso fácil ao rei que o fez escudeiro. No entanto, depois de 1464 deixou Lisboa e a família, tendo feito previamente legitimar sete filhos. Regressado a Bruges, casou com uma jovem da grande burguesia e aí ocupou funções oficiais até se tornar um dos seus mais importantes representantes, não deixando de manter relações comerciais com os seus filhos em Portugal e na Madeira e apoiando o rei nas suas expedições a Marrocos. Morreu em 1485 tendo então os seus negócios sido liquidados. Isso não impediu as suas famílias portuguesa e flamenga de continuar a prosperar.

Neste seminário, tentaremos esclarecer a personalidade de Maarten Lem / Martim Leme e estudar as redes de negócio e curiais que poderão explicar o seu sucesso, dando simultaneamente  informações sobre a estrutura das relações entre Portugal e a Flandres.

 

Nota biográfica

Jacques Paviot est professeur d’histoire du Moyen Âge à l’Université Paris Est-Créteil, depuis 2001. Il s’est spécialisé dans l’histoire des relations entre le Portugal et la Flandre (Bourgogne et Portugal au XVe siècle, Paris-Lisbonne, 1995), mais aussi dans l’étude des cours et de la noblesse, ainsi que dans l’histoire des relations entre l’Occident et l’Orient.

 

Margarida Leme, doutorada em História / Arquivística Histórica, bibliotecária-arquivista, foi entre 1980 e 2013 responsável pelo Centro de Documentação e Informação da Imprensa Nacional – Casa da Moeda (Lisboa). É membro do Instituto de Estudos Medievais da FCSH-UNL, tendo como áreas de interesse a história da família e a arquivística histórica, bem como a história do livro e da leitura.