Em Portugal, ao contrário de outros países, como Espanha e França, os livros de contas municipais tiveram dificuldade em afirmar-se como um objeto de estudo específico e privilegiado dentro da história urbana e económica medieval. Este cenário explica-se, em parte, pela escassez destas fontes, o que não é o caso de Loulé, uma pequena vila que conserva a série de livros de contas mais antiga e a segunda maior do país. Assim, esta sessão pretende apresentar o trabalho de edição destes documentos, assim como algumas informações recolhidas sobre o processo de elaboração e controlo dos livros de receita e despesa. Pretende-se, por fim, refletir sobre a influência destes livros de contas na elaboração de outros registos contabilísticos concelhios.

Sobre o orador:
Gonçalo Melo da Silva é investigador contratado no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM – NOVA FCSH), com o projeto MEDDOCS: Digital Edition of Portuguese Medieval Documents. É co-Investigador Responsável pelo Projeto Pensar em grande sobre as pequenas vilas de fronteira: Alto Alentejo e Alta Extremadura leonesa (séculos XIII – XVI) financiado pela FCT. Licenciou-se em História (2010) e obteve o seu Mestrado em História – Área de Especialização História Medieval, Doutoramento em História – Área de Especialização História Medieval e Doutoramento Europeu (2021) na FCSH-UNL. A sua tese de doutoramento incidiu sobre as vilas e cidades portuárias do Algarve entre 1249 e 1521. As suas áreas de interesse são história medieval, história marítima, história urbana e história religiosa, assim como as Humanidades Digitais e Comunicação de Ciência. Atualmente, integra vários projetos nacionais e internacionais.