A Maçonaria europeia, desde os seus primórdios filosóficos no século XVIII, manteve uma estreita relação estética com o passado medieval e mesteiral. O complexo âmbito da iconografia e dos imaginários da maçonaria medieval, fomentado durante o romantismo, com especial relevância a partir de meados do século XIX e até ao início do século XX, será abordado por David Martín Lopes na 6a sessão do Seminário de Estudos Medievais (SEM).

Através de construções medievais, nomeadamente góticas e românicas, Schinkel, Goethe, Walter Scott, entre outros intelectuais franco-mações, perceberam o significado do Templo de Salomão e de todo o seu hermetismo simbólico. Este sentimento prévio e anunciador do romantismo cultural europeu influenciou a Ordem do Grande Arquiteto do Universo, possibilitando o surgimento de uma série de postulados e simbolismos estéticos, de marcado caráter medieval, não apenas na arquitetura e na pintura, mas também em outras artes decorativas, com resultados notáveis em Espanha e em Portugal.

Nota biográfica do orador:
David Martín López tem um doutoramento europeu em História da Arte pela Universidade de Granada (2010), onde atualmente é professor no Departamento de História da Arte. A sua tese de doutoramento, com o título: “Estética masónica, arquitectura y Urbanismo siglos XVIII-XX”, foi distinguida com o Prémio Extraordinário da Universidade de Granada. Além de estadias de investigação em Inglaterra e em França, foi Bolseiro de Pós-doutoramento do Ministério Espanhol de Cultura na Universidade Nova de Lisboa, no Instituto de História da Arte (2011-2013).

Sessão disponível aqui.