A Peste Negra é tratada pela historiografia internacional como um fenómeno epidémico de proporções quase únicas. A mitificação deste evento que foi sendo feita ao longo dos últimos séculos demonstra a perenidade do seu impacto e das suas consequências e o lugar que ocupa na memória coletiva europeia e mediterrânica. Consciente desta importância, e sentindo que não havia sido tentada uma investigação de fundo ao tema em Portugal, decidi dedicar o meu projeto de doutoramento ao estudo da Peste Negra, do seu impacto e das suas consequências (sobretudo socioeconómicas) em duas regiões portuguesas: o Entre-Douro-e-Minho e o Entre-Tejo-e-Odiana. Uma intensiva recolha documental em fundos das suas regiões, cobrindo um intervalo de sete décadas no qual a Peste Negra se situa, grosso modo, a meio, procura obter imagens do “antes” e “depois”, aproveitando os contrastes do terreno, do clima, do povoamento e das estruturas locais das duas comarcas medievais para obter um quadro mais claro e menos ‘monográfico’. Este seminário será dedicado à apresentação dos resultados desta investigação.

Sobre o autor
Licenciado em História (2013) e mestre em Estudos Medievais (2015) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Os seus principais interesses de investigação são a cultura no Portugal Medieval, com especial atenção ao ensino e à formação de comunidades de conhecimento, assim como a história social da medicina, da saúde e da doença. No ano de 2015/2016 foi bolseiro do CIDEHUS (UÉ) no Projeto de Reconstituição Digital da Cidade de Évora. Realizou um Doutoramento em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo sido bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia com um projeto intitulado ” A Peste Negra no Portugal de Trezentos: impacto e consequências” (SFRH/BD/122385/2016), orientado por Luís Miguel Duarte (FLUP) e Filomena Barros (UÉ). É investigador do CITCEM (UP) e colaborador do CIDEHUS (UÉ).