O seminário tem como objetivo o de apresentar o trabalho dos investigadores membros da Oficina de investigação IUS ILLUMINATUM (https://iusilluminata.fcsh.unl.pt/), caracterizado por uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar ao estudo dos manuscritos jurídicos iluminados e a sua circulação na Europa medieval; estudo que se desenvolveu e enriqueceu consideravelmente em Portugal nos últimos dez anos. Alguns resultados mais recentes dessas investigações também serão apresentados neste contexto. Será dada ênfase também às possibilidades oferecidas pela utilização na investigação das humanidades digitais, em particular as bases de dados, que transformam profundamente as práticas de investigação sobre os manuscritos jurídicos iluminados medievais.

Sobre o autor:
Maria Alessandra Bilotta é historiadora da arte, medievalista, investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora integrada do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da mesma universidade. Actualmente, a sua investigação centra-se nos manuscritos jurídicos medievais iluminados do Sul da França, nos manuscritos jurídicos medievais iluminados preservados em Portugal e na circulação de manuscritos jurídicos estrangeiros (nomeadamente do sul da França) na Península Ibérica. Os seus interesses de investigação também incluem o estudo de manuscritos litúrgicos medievais, a análise de transferências artísticas e os aspectos arqueológicos de manuscritos medievais. A sua tese de doutoramento centrou-se na produção de manuscritos iluminados para uso da Cúria pontifícia durante a Idade Média (séculos VI a XIII) e foi publicada pela Biblioteca Apostólica Vaticana em 2011. Maria Alessandra Bilotta também foi curadora científica das seguintes exposições: “Le parement d’autel des Cordeliers de Toulouse: Anatomie d’un chef d’oeuvre du XIVe siècle” (Toulouse, Musée Paul Dupuy, 13 Março – 13 Junho 2012); “A Circulação do Direito na Europa Medieval: Manuscritos Jurídicos Europeus em Bibliotecas portuguesas” (Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, 26 Fevereiro – 31 Maio 2016). Entre os diversos workshops e conferências internacionais que organizou e/ou coordenou destacam-se: “O estudo dos manuscritos iluminados e dos artefactos na Arqueologia da Idade Média: metodologias em comparação” (Lsboa, 13 Fevereiro 2015); “Circulations juridiques et pratiques artistiques, Intelectuais et culturelles en Europe au Moyen Âge (XIIIe – XVe siècle) – Medieval Europe in Motion 3” (Lisboa, FCSH-UNL – Biblioteca Nacional de Portugal, 25-27 Fevereiro 2016).