No dia 4 de janeiro, sexta-feira, terá lugar no Mosteiro de Alcobaça (Sala das Conclusões), a primeira reunião do projecto CISTERHOR – Horizontes Cistercienses. Estudar e caracterizar um scriptorium medieval e a sua produção. Alcobaça. Identidades locais e uniformidade litúrgica em diálogo (Refª PTDC/ART-HIS/29522/2017). Esta kick off meeting vai reunir a maioria dos investigadores no projecto, junto com os consultores e responsáveis das instituições envolvidas.

Financiado por Fundos Nacionais, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, este projecto tem como objetivo o estudo e a datação dos manuscritos litúrgicos iluminados produzidos no scriptorium de Alcobaça, num corpus constituído por meia centena de códices. A partir de uma abordagem interdisciplinar será estudado, por um lado, os manuscritos na sua materialidade (características da decoração iluminada, estudo dos pigmentos e da estrutura das encadernações) e, em simultâneo, o seu conteúdo litúrgico (em articulação com as orientações de Cister e a influência do contexto local), desde os finais do século XII até os inícios do século XVI.

Sediado no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o projecto CISTERHOR conta com a participação do REQUIMTE, centro de investigação da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, e tem como parceiros o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, a Biblioteca Nacional de Portugal e o Mosteiro de Alcobaça.

Para mais informações pode consultar o website.